Translate

domingo, 1 de setembro de 2013

Casada com Dilma, Zero Hora amplifica apenas parte da pesquisa sobre vinda de médicos-cubanos ao RS e esconde o principal.



A manchete de capa do jornal Zero Hora deste sábado foi curta, grossa e direta: "Pesquisa demonstra que gaúchos aprovam contratação de médicos cubanos".

. Não é verdade que a pesquisa tenha sido encomendada pelo governo de Dilma Roussef.

. Nem precisaria.

. Mas é verdade que a manchete é incompleta e induz a erros grosseiros.

. A manchete foi incompleta porque o correto seria esclarecer tudo desta forma:

- Pesquisa demonstra que gaúchos aprovam a contratação de médicos cubanos, desde que sejam aprovados no Revalida.

. É claro que outras perguntas ainda mais inquietantes poderiam ser colocadas no questionário, como as seguintes questões:

- Você concorda que médicos cubanos substituam médicos brasileiros, substituindo mão de obra paga por mão de obra escrava ?
- É correto importar milhares de médicos e não investir de verdade na saúde pública, gerindo melhor o SUS, dotando hospitais e postos de saúde de macas, equipamentos, camas, enfermeiros, laboratórios, remédios, ambulâncias?
- Vale a pena importar médicos cubanos treinados em Havana, Venezuela, Bolívia, e dispostos a cumprir missão ideológica em favor dos governos do PT e da candidatura de Dilma ?

. Ao avaliar o programa,15,7% dos gaúchos disseram que ele é ótimo, 43,6% disseram que ele é bom, sendo que apenas 14,5% cravaram nas respostas ruim e péssimo.

. 69% aprovam a decisão do governo de levar os médicos para as periferias e ao interior.

. A pesquisa feita pelo Instituto Methodus demonstrou, também, que 68,1% dos gaúchos consideram que se sentiriam confortável em receber tratamento de médicos estrangeiros.

. Até aí as respostas foram todas de acordo com o que esperava o governo e a RBS: aplausos gerais.

. Mas eis que uma das respostas, e a mais relevante, bota por terra os objetivos perseguidos pela pesquisa, porque ela corresponde ao sentimento e a percepção do que a maior parte da mídia, a oposição e os próprios médicos brasileiros colocam como restrição ao programa de importar milhares de médicos-escravos de Cuba. Eis a questão colocada pelo Instituto Methodus:

- Um ponto polêmico do programa Mais Médicos é a possibilidade de participação de estrangeiros que não estejam com seus diplomas revalidados no Brasil. Para você, esse ponto causaria insegurança na hora de ser atendido por um médico estrangeiro?”.

. A resposta vai de acordo com o discurso das entidades médicas, da maior parte da mídia e dos brasileiros mais lúcidos:

- Sim, causaria insegurança, responderam 58,3% dos entrevistados. Não, não causaria, disseram 29,5%.

Um comentário:

  1. Os Médicos Nacionais também teriam que fazer o Revalida eu já trabalhei na área da Medicina durante bastante tempo e a maioria dos Médicos Brasileiros são Playboyzinhos que pouco estudam na Faculdade passam o tempo todo em festas e baladas e saem totalmente despreparados da Faculdade e poem a população em risco E AINDA INFELIZMENTE GANHAM MAIS QUE OUTROS PROFISSIONAIS QUE ESTUDARAM MAIS QUE ELES.

    ResponderExcluir